Instituto Pensar - Facebook liga assessor do Planalto a esquema de contas falsaspor

Facebook liga assessor do Planalto a esquema de contas falsaspor

por: Eduardo Pinheiro 


Levantamento associa Tércio Arnaud, assessor especial do presidente, a contas falsas com ataques a Moro e outros Poderes

Tercio Arnaud Tomaz, assessor de Jair Bolsonaro, já foi integrante do gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara. Foto: Reprodução

Segundo levantamento feito pelo Laboratório Forense Digital do Atlantic Council em parceria com o Facebook, o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, Tércio Arnaud Tomaz, teria ligação direta com um esquema de contas falsas nas redes sociaO relatório ainda destaca que muitas das postagens eram publicadas durante o horário de expediente, o que pode indicar um potencial uso indevido de recursos públicos.

O relatório ainda destaca que muitas das postagens eram publicadas durante o horário de expediente, o que pode indicar um potencial uso indevido de recursos públicos.

Mais ligações com o governo Bolsonaro

O assessor do deputado Eduardo Bolsonaro, Paulo Eduardo Lopes, conhecido como Paulo Chuchu, também é apontado como "um dos principais operadores” da rede de desinformação. Líder do Aliança do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Paulo é responsável pela criação do site chamado Brazilian Post, que teve suas páginas no Facebook e Instagram removidas por atacar rivais dos bolsonaristas e a mídia.

Leonardo Rodrigues de Barros Neto, conhecido como Leonardo Bolsoneas, criou as páginas "Bolsoneas” no Facebook e Instagram, também banidas pela plataforma. A página no Twitter do Bolsoneas também é investigada no inquérito do STF sobre fake news.

Até abril de 2020, Leonardo era assessor da deputada estadual Alana Passos, do PSL do Rio. Vanessa Navarro, namorada de Leonardo, trabalha no gabinete do deputado Anderson Moraes na Assembleia Legislativa do Rio.

Com informações da Folha de S. Paulo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: